sexta-feira, 1 de março de 2013

O FEUDALISMO ( DISCUSSÕES DO 8º ANO)



Olá 8º ano, 
após leituras e abordagens do tema, leia a reportagem abaixo e siga as instruções.

Reportagem:

O governo cassou os cadastros rurais de 451 latifúndios em todo o País. Juntos, eles somam 12 milhões de hectares. Os donos foram notificados há 120 dias e não apresentaram documentos comprovando a posse da terra. Todas as propriedades sofrerão uma devassa fiscal do governo. O Ministério Público Federal vai à Justiça para anular os registros e os bancos oficiais foram alertados para que não concedam crédito a estes fazendeiros.


Reflexão s obre o Feudalismo

- Releia o tópico: Feudalismo (p.13, do livro didático) com bastante atenção. 
Agora, compare a situação apresentada na reportagem acima com o que acontecia na época do feudalismo. Escreva um comentário.

Caprichem!!!

@braços Virtu@ais

Elani@ Ferreir@

13 comentários:

  1. ola professora

    o blog e muito bom de se ver

    Rikelmy

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou Riklemy, espero que seja bem proveitoso. aguardo seu comentário, mas na discussão do 6º ano. abraços
    Elania

    ResponderExcluir
  4. Cadê a turma do 8º ano?????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTAMOS AQUI PROFESSORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Olá!Professora

    Estou aqui para responde a questão do feudalismo, pode-se dizer que antigamente o governo eram os nobres e o clero, os nobres por ter grandes extensões de terra e o clero por possui as maiores fatias de terra daquela época, e os fazendeiros eram os servos (camponeses)por ter que pagarem aos nobres com o que produziam.
    Beijos Mª Vitória.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Professora

    Eu Vou falar acerca da questão do Feudalismo, em meados do século V, o governo era formado pelos nobres e pelo clero. Os nobres tinham várias propriedades com uma extensão imensa, e o clero só eram senhores feudais vestidos em batinas que também tinham grandes pedaços das terras e por isso faziam parte do governo, e os servos ou camponeses trabalhavam nessas terras, e não eram considerados nem escravos e nem livre, já que tinham que pagar aos senhores feudais com o que produziam e ficavam com o pouco que restava para eles viverem.

    ResponderExcluir
  7. Olá professora

    O período histórico denominado feudalismo naquela época tem tudo a ver com a reportagem acima, porque naquela época muitos camponeses trabalhavam nas lavouras para os senhores feudais, pagava parte do que produzia aos senhores, ficando apenas com um pouco o que sobrava .Os senhores feudais tinham milhares de hectares de terras, enquanto os produtores não tinham nem um pedaço de chão para morar. Hoje em dia se houver grandes fazendeiros com terras improdutivas o governo toma parte daquela terra para abrigar os sem terra.

    ResponderExcluir
  8. oi professora!!!

    Durante a idade media (século v-xv) os senhores feudais eram os nobres e o clero.
    Os nobres eram donos de grandes extensões de terras.
    O clero era composto das autoridades da Igreja Católica como papa e arcebispo.
    O camponês não podia ser considerado escravos, mas também não eram livres eles tinham que pagar aos nobres o que produziam ficando com o que sobrava para a sua sobrevivência.
    E hoje em dia são a mesma coisa os nobres e clero é como o governo e os camponeses são como os fazendeiros.
    Beijos Laryssa!!!S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá turma
      Parabéns pelos comentários. cada um com seu jeito particular coseguiu se expressar e posicionar seu ponto de vista.
      Vamos continuar interagindo.
      Beijos
      Elani@

      Excluir
  9. CADÊ O RESTANTE DA TURMA?????????????????????????????

    ResponderExcluir
  10. O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

    Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
    a Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval. O residência dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residências e, ao mesmo tempo, sistema de proteção.

    ResponderExcluir
  11. No feudalismo o governo eram os nobres e o clero e os fazendeiros os camponeses.
    Os nobres tinham grandes extensões da terra e o clero a maior parte enquanto os camponeses pagavam aos nobres(governo) a maior parte do que produziam.
    Gabriel Dias.

    ResponderExcluir