sexta-feira, 8 de março de 2013

O Iluminismo, 8º ANO

Olá navegantes queridos

Após a abordagem intensa do capítulo 1: Iluminismo, A razão substitui a espada (p. 11-24), com indagações e reflexões, escreva um texto, explicando como os fatores sociais, políticos e econômicos do antigo regime contribuíram/influenciaram no surgimento do movimento iluminista?

Caprichem!!!

abr@ços Virtu@ais

Elani@ Ferreir@

 

16 comentários:

  1. Os fatores sociais naquela época eram divididos em três composições: os nobres, o clero e os camponeses e possuía naquela época muitas desigualdades. Os nobres eram proprietários de imensas terras e os camponeses eram os produtores, ou seja, os agricultores . tinham que pagar caro as nobres o que produziam e o clero eram membros da igreja católica que produziam maiores pedaços de terras que os nobres. Os fatores políticos naquela época era a monarquia quem governava era o rei sendo o seu poder passado de pai para filho. E os fatores econômicos as pessoas tinham que pagar altos impostos de tudo o que se comercializava e produzia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Sergio
    Parabéns, você foi o primeiro a participar. Gostei muito do seu comentário.
    Você poderia falar um pouco sobre o iluminismo, o que foi, no que os iluministas acreditavam?
    Abr@ços
    Elania Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O iluminismo é o período da razão e da emoção da fé. Momento onde a razão, ou seja, a forma do pensamento domina as guerras. Onde o raciocínio faz o acerto das contas.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os iluministas eram genericamente chamados de filósofos.

    As atividades econômicas ligadas aos princípios mercantilistas se projetavam aos burgueses, comerciantes, banqueiros e homens de negócio em geral.

    Os reis, nobres e os integrantes do clero ainda detinham o prestigio e o poder político, em uma organização social justificada pela vontade divina.

    O Iluminismo é uma das manifestações que exercem mais profunda influência no pensamento e nas ações da humanidade.
    iasmin morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmim
      Gostei muito do seu comentário, Parabéns.Mas conte nos um pouco mais sobre como os iluministas influenciaram este período.

      Vamos interagir com os colegas?

      Excluir
  5. Olá! Professora
    O Iluminismo foi um movimento cultural onde as principais pessoas que participaram eram filósofos.
    Eles eram contra a Igreja Católica e queriam substituir os dogmas,crenças que mantinham as pessoas sobre o controle da Igreja.
    Vários autores tiveram participação no Iluminismo, mas só algumas tiveram destaque, como: D'Alembert, Diderot, Monstequieu, Voltaire e Rousseau.
    Os nobres e o Clero não aceitavam a forma de pensar desses filósofos e por isso alguns nobres, classificados como Déspotas esclarecidos, eram a favor dessa forma de pensar e ajudavam os iliministas.
    Eles exerceram uma grande influência na forma de pensar das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Geovane, você abordou o tema de forma espetacular. MAs fiquei curiosa quanto a influência dos iluministas, dê exemplos do próprio livro.
      Abraços
      Elani@

      Excluir
  6. Cadê meus alunos lindos e maravilhosos??????????????///

    ResponderExcluir
  7. Olá, professora
    Os fatores sociais eram divididos em três tipos: os nobres, o clero e os camponeses. Os nobres eram donos de uma enorme expansão de terras e la trabalham camponeses. O clero era uma autoridade da Igreja Católica os padres, bispos, papa e arcebispo era só uns senhores feudais disfarçados.
    Rodrigo Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo
      Você conseguiu expo a situação dquele período, mas faltou abordar um pouco do iluminismmo.

      Excluir
  8. Os iluministas eram contra os fatores do antigo regime, principalmente em relação a Igreja Católica. Os filósofos os principais iluminista como: D'Alembet,Diderot,Montesquieu,Voltaire e Rousseau se opuseram contra a Igreja Católica que tinha controle sobre o povo com seus dogmas, superstições e principalmente levar a razão ao extremo.
    Mª Vitória

    ResponderExcluir
  9. Muito bem pontuado Vitória. Parabéns
    Beijos
    Elania

    ResponderExcluir
  10. Os iluministas eram mais conhecidos como filósofos pois usavam a razão.
    Como o iluminismo é uma forma de gerar paz através da razão, os filósofos iluministas se opuseram contra a igreja católica que exercia o controle sobre o povo com seus dogmas e crenças . Os principais iluministas eram: D´Alembert,Diderot,Montesquieu,Voltaire e Roseau.
    O feudalismo, o absolutismo e o mercantilismo eram as três colunas que sustentaram o que se convencionou chamar antigo regime.

    Feudalismo: Os nobres e o clero eram os mais beneficiados enquanto os camponeses tinham uma pequena parte do que produziam.
    Absolutismo: A autoridade dos reis aumentou consideravelmente com a formação dos estados nacionais.com isso os monarcas, considerando-se instituídos por Deus,passaram a governar de forma absoluta,não apenas detendo em suas mãos todo o poder para nomear as autoridades (civis e militares).como para cobrar impostos de seus súditos,e ainda passar o poder de pai para filho ou para parentes mais próximos.
    Mercantilismo: reservando-se o direito de cobrar impostos sobre todas as riquezas de seus reinos,os monarcas absolutistas passaram a incentivar o desenvolvimento econômico em seus domínios,já que,quanto mais se produzia e comercializava,mais se pagavam impostos.Todo movimento da economia,então,obedecia às regras estabelecidas pelos soberanos.Esse controle do estado sobre a economia é exatamente o que se chama mercantilismo.
    Gabriel Dias.

    ResponderExcluir
  11. As ideias iluministas propunham uma nova sociedade baseada na igualdade de direitos dos cidadãos e na liberdade individual .
    ora,havia três fatores que vinham dominando o cenario europeu desde a queda do imperio romano,no século V até a explosão do iluminismo,na metade do século XVII
    adelson daniel.

    ResponderExcluir