sexta-feira, 8 de março de 2013

República da Espada 9º ANO

Olá Navegantes

Após leitura e discussões do capítulo I: República da Espada, especificamente, os tópicos das páginas 17-19, produza um texto em forma de notícia, sob o título: Oligarquias da espada e do café com leite.

Capricem!!!

Abraços Virtu@is

El@ni@ Ferreir@


5 comentários:

  1. Foi denominado pela historiografia brasileira como “República da Espada” o período de 1889 a 1894 onde, o regime republicano, recém instalado no país, teve como presidentes dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
    Um pequeno grupo de militares, insatisfeitos com a ação imperial, organizou um golpe que não foi prontamente identificado como tal. Muitos acreditavam que se tratava de uma parada militar. Assim, sem oferecer nenhuma resistência, Dom Pedro II saiu do poder pelas mãos de um golpe discreto e inesperado. O alagoano Deodoro da Fonseca, apesar de sua grande amizade com o monarca deposto, acabou por liderar o movimento que instituiu a república em nosso país, a 15 de novembro de 1889. De líder da revolta republicana, Deodoro foi alçado à presidência do chamado Governo Provisório, que comandaria o país até que se realizassem eleições (diretas), a elaboração de uma nova Constituição e até mesmo uma consulta popular sobre qual regime o povo considera o melhor para o Brasil: República ou Monarquia (que, aliás acabou por ocorrer somente 104 anos após a proclamação da República).

    Assim, nova Constituição é promulgada em 1891, e apesar de seus dispositivos deixarem bem claro que as eleições presidenciais seriam diretas, ou seja, com a participação popular, em meio às disposições transitórias estava prevista a exceção de que o primeiro pleito se daria em forma indireta, ou seja, por escolha dos componentes do Congresso Nacional. Desta primeira eleição, saíram vitoriosos Deodoro da Fonseca como presidente eleito, e Floriano Peixoto como vice-presidente. Apesar disso, Deodoro havia acumulado forte tensão política desde sua administração no governo provisório, que aumentou com sua oficialização no cargo. A 3 de novembro de 1891, Deodoro fecha o Congresso e inicia um governo ditatorial. A crise econômica havia abalado a popularidade do presidente, e o Congresso tentou aprovar uma “Lei de Responsabilidade”, diminuindo seus poderes. Dias depois, ocorre a Revolta da Armada, que força Deodoro a renunciar, ameaçando bombardear o Rio de Janeiro. Deodoro cede, e entrega o poder ao vice, Floriano Peixoto, que assume a 23 de novembro de 1891.

    ResponderExcluir
  2. Oi, você fez uma excelente pesquisa, embra tenha esquecido de colocar a fonte que pesquisou e o nome.

    Segue a fonte de pesquisa

    http://www.infoescola.com/historia/republica-da-espada/
    abraços
    Elania

    ResponderExcluir
  3. Onde estão os outros navegantes?????????

    ResponderExcluir
  4. República Oligárquica: Nos primeiros anos da República,o Brasil foi governado por uma oligarquia.Entre os anos 1889 e 1930,o Brasil foi governado por uma Elite,formada por poucas pessoas,mais grandes proprietarios rurais e pecuaristas.O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado tbm pelo governo de presidentes civis q são ligados ao setores de produção agrícola. Estes políticos saiam dos dos Partidos
    Republicano Paulista PRP e Partido Republicano Mineiro PRM.
    Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.Em consequência do ''jogo de cartas marcadas'' em q se contituiu a eleição dos principais Atores da nação,nos primeiros anos republicanos,alguns historiadores consideram q esse periodo entre 1889 a 1930 receberia o título de República Oligárquica.

    República do Café com Leite: A política do café com leite foi uma política de revezamento do poder Nacional,envolvendo as
    as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais.Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista PRP e do Partido Republicano Mineiro PRM q controlavam as eleições. Contavam com o apoio da elite agrária do país.Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.O surgimento do nome “café-com-leite” batizando o acordo seria uma referência à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores,de café e leite.
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael Lima

    Muito bem. Fez a atividae conforme combinado.Gostei bastante do seu texto, bem coeso e condizente com a proposta.
    Abr@ços
    Elani@

    ResponderExcluir